Em time off no município da Trofa, comecei por parar e explorar um dos seus principais monumentos. O Castro de Alvarelhos! O único monumento, no concelho, classificado como Monumento Nacional. Gosto de visitar os antigos povoados. Gosto de imaginar aqueles espaços e cidades, onde séculos e séculos atrás havia vida. Uma vida muito diferente das dos dias de hoje. Há registos que apontam para a sua ocupação ao longo de vários períodos. Desde a Idade do Bronze à Idade Média. Fui até lá!

Localizado na União das Freguesias de Alvarelhos e Guidões, não foi difícil chegar ao destino. Está a cerca de 5 minutos, de carro, da estrada nacional, e ao contrário do habitual, a baixa altitude. Uma característica que estará relacionada com as principais atividades das comunidades que o habitaram. Maioritariamente, relacionadas com a agricultura e a pastorícia.

Cheguei, e percebo que a área visível e visitável, sob intervenção no dia (sapadores florestais a fazer a limpeza), é relativamente pequena. É que no passado, a sua dimensão terá sido tão significativa, principalmente no período de ocupação romana, que chegou a ser um dos maiores castros do noroeste peninsular. Vários hectares! Percorri o espaço. Parei nos quatro pontos de observação, o Núcleo da Igreja, o Núcleo Calaico/Romano, a Praça, e a Casa dos Artesãos. Próximos uns dos outros, permitiram-me e ajudaram-me a construir um ‘quadro’ do povoado. Mesmo com as ruínas em avançado estado, consegui identificar as típicas estruturas circulares castrejas, bem como a ligação e os acessos a algumas das construções. Estão lá. É ir é visitar, e é percorrer um pouco da nossa longa história …

Deixe um comentário