O Alto Minho é uma sub-região única do ‘nosso Portugal’. Encantadora! Integrada a Norte e no distrito de Viana do Castelo apresenta uma diversidade típica e rica para quem a visita. A vários níveis, surpreende quem a visita. E  foi, e é no interior, sobretudo em ambiente rural, que a sua identidade está mais bem representada e viva. É lá, em Lindoso e Soajao, onde ainda se mantêm, e bem, muito bem, conjuntos belíssimos de espigueiros que compõem as eiras comunitárias. Autênticos monumentos! Mas há mais …

1. Lindoso

Chego à freguesia, ao lugar de Lindoso, e dirijo-me de acordo com a sinalização. Sigo até aos principais motivos de atração turística (e não só) de Lindoso, o – castelo medieval e os espigueiros -. E rapidamente percebo que os dois estão muito próximos, poucos metros os separam. Visitar um, é visitar o outro.

mais em LINDO TIME OFF NO LINDOSO – CASTELO E ESPIGUEIROS

2. Soajo

Depois, foi terminar no ex-líbiris da povoação. No notável e raro conjunto de espigueiros que compõem uma eira comunitária. Assentes num afloramento de granito e numa posição superior, são a principal atração da vila. Subi lá em cima, contei-os, 24, e andei por lá. Fotografei-os, espreitei lá para dentro e percebi que mesmo ali ainda há vida, muita espiga! Gosto destas despedidas …

mais em SOAJO – VALOR E IDENTIDADE DO ALTO MINHO

Deixe um comentário