São Castelos do ‘nosso Portugal’, são monumentos encantadores, património cultural e histórico do país. Localizados no interior, distantes da urbe e do litoral, não estão habituados a receber multipartes, mas antes poucos visitantes, pequenos grupos. No entanto, têm também as suas histórias, o seu valor, e o seu enquadramento. Incalculável. Castelos encantadores, pouco conhecidos, que vai querer visitar …

1. Castelo de Algoso

Existem diversas fases históricas de ocupação, que podem ir aos períodos mais remotos. Independentemente disso, são indiscutíveis as excelentes condições estratégicas de implantação. De lá vê-se muuuuito, e bem! A torre de menagem, pouco comum, heptagonal (cinco faces, risos), teria sido concebida desta forma para melhor resistir a ataques e para proporcionar mais ângulos de tiro. Resistiu, e hoje proporciona a quem a visita uma vista deslumbrante. Vistas …

mais em: Vimioso – Castelo de Algoso

2. Castelo de Penedono

Um time off  para conhecer uma pequena mas distinta estrutura medieval, o Castelo de Penedono. Monumento nacional, ergue-se dominante sobre a  povoação. Vi-o logo, ainda não tinha estacionado o carro. O castelo encontra-se implantado sobre um monte de afloramentos graníticos irregulares, a uma altitude significativa. Não se sabe bem a sua origem, mas terá sido anterior ao próprio país, Portugal. Fui até lá!

mais em: Penedono – pequeno, grande castelo!

3. Castelo de Aguiar

Quando comecei a subir ao Castelo, monumento, deparei-me com algumas diferenças. Apesar de se manter abandonado e inactivo tal como há muitos anos atrás, tem já obras de reabilitação que facilitam muito a acessibilidade e protegem turistas e curiosos como eu, que gostam de ver tudo. E de lá consegue-se mesmo ver tudo, do – Vale de Aguiar -. Subi e desci escadas, saltei muros e fragas, mas o ponto alto foi mesmo quando me sentei no miradouro implementado no ponto alto da fortificação.

mais em: Terras de Aguiar – no Castelo a ver tudo

4. Castelo de Numão

Fui visitar aquele que será o mais significativo e mais notório, o Castelo de Numão. Monumento Nacional, localizado na crista da aldeia, foi muito fácil identificar. Estacionei e caminhei até lá em cima, num caminho primário, bastante irregular e muito acentuado. Nas minhas costas uma vista fabulosa, vários vales profundos a ligarem-se entre si, o rio Douro bem lá ao fundo, e a povoação de Numão ali muito próximo, em baixo. À minha frente o típico castelo de montanha.

mais em: Castelo de Numão – o típico castelo de montanha

5. Castelo de Arnóia

E lá fui eu até ao Castelo de Arnoia. Localizado no concelho de Celorico de Basto e na freguesia com o mesmo nome, dista da vila cerca de 12 km, e está classificado como Monumento Nacional. É ainda o único castelo a integrar a lista dos 58 Monumentos da Rota do Românico, uma rota que permite viajar pela História do Norte de Portugal através de património arquitetónico de origem românica.

mais em: Castelo de Arnoia – amigos de património, amigos de natureza

Deixe um comentário