No concelho de Póvoa de Lanhoso, e a cerca de 12 km da vila, há uma pequena grande maravilha no melhor da mãe natureza. A praia fluvial de Verim! Localizada na freguesia que lhe dá nome, é um convite feliz e perfeito a passar os dias mais quentes. O enquadramento fresco e natural, a qualidade da água, as acessibilidades e todas as condições do espaço tornam-na numa das principais atrações da região no verão. E eu fui até lá, num time off encantador.

Chegar lá é chegar a um ‘outro mundo’, é ligar o – on – ao natural, ao simples, ao leve, e talvez ao melhor da vida. Cores e sons autênticos. Um postal sem filtros, um ambiente ‘verdadeiro’ e uma vontade gigante de andar por lá. Ali, o tempo passa mais devagar. Nas margens do rio Cávado, chegou a ser, no passado, procurada pelas suas águas com propriedades curativas. Há registos que apontam a sua frequência, principalmente de pessoas seniores, para curarem doenças de pele e reumatismo.

Hoje, já não se ‘fala’ nessas propriedades curativas… No entanto, a Quercus tem vindo a classificar a praia com o galardão – qualidade de ouro -. Está também distinguida como – praia acessível -, permitindo que todos possam usufrui do espaço, independentemente da sua mobilidade. Há um campo de voleibol, há um bar de apoio, há vigilância, e há uma tranquilidade e uma paz inexplicáveis. A vontade de ficar foi muito maior do que a de partir, mas vou voltar. Gosto destes espaços, deste fora de ‘fazer turismo’, e gosto de mergulhar!

Deixe um comentário