1. OBRAS DO FIDALGO

Ali, está a ambição de construir um solar grandioso. As fontes indicam que construído seria o maior edifício civil de estilo barroco da península.

Cheguei e acheio-o encantador. Dividido em dois pisos, com uma frontaria de sessenta metros e inacabado, é misterioso. É todo um cenário de filme. Foi assim que o vi. Quando me aproximei, fiquei impressionada. É lindo! Pedras de granito grandiosas, vários elementos decorativos trabalhados ao detalhe, e um monumental portal. Há várias ‘teses’ para a sua interrupção, desde a morte do arquiteto,…, há falta de verbas.

mais em: Obras do Fidalgo – o monumento inacabado!

2. CANAVESES

Cheguei à aldeia, e comecei a visita a caminhar a pé. Acompanhou-me um local. Subimos e descemos a rua principal, a Rua Direita! Que de direita não tem nada. Várias casas de traça tradicional, casas marcadas pelos anos, e casas fechadas. Faz parte do tempo e da vida. Parei e fotografei o largo terreiro do santo, o centro da aldeia. A fonte. A casa grande. A casa da palmatória, e a Capela de São Sebastião. Mas Canaveses tem mais.

mais em: CANAVESES – A ALDEIA BANHADA PELO TÂMEGA!

3. TONGÓBRIGA

Cheguei, e percebi que a dimensão seria de muitos hectares. Há vários vestígios visíveis dispersos pela aldeia, uns em áreas menores outros bem maiores. Todos eles ‘protegidos’. Património! As termas, o fórum, as zonas habitacionais e a necrópole. Estão lá para contar a história, que pode (e deve!) complementar com a visita ao museu. Logo ali. São também notórias obras de recuperação e conservação da aldeia. Querem receber. As casas, tradicionais, estão arranjadas e vivas. As ruas limpas, o Cruzeiro e o adro da Igreja do Freixo, no cimo da Rua, indicaram-me o centro da aldeia. Era ali que devia parar.

mais em: TONGÓBRIGA – CIDADE ROMANA, ALDEIA PRESERVADA, E MONUMENTO NACIONAL!

4. MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE VILA BOA DO BISPO

Fundado em 990, está desde a sua origem ligado aos Gascos de Ribadouro, família nobre de grande influência na época. Vindo, anos mais tarde, a associar-se aos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Estrategicamente posicionado, foi dos mais ricos e poderosos mosteiros da região. Foi construído em território acidentado, produtivo, e pouco frequentado por viajantes. Queriam estar isolados. No entanto, ‘abriam portas’ e prestavam auxílio aos peregrinos que caminhavam rumo a Santiago.

mais em: MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE VILA BOA DO BISPO – ROTA DO ROMÂNICO!

Deixe um comentário