1. Vila da Rua

Fui até à povoação, à remota aldeia, de Vila da Rua, num maravilhoso time off aldeias. Freguesia de Moimenta da Beira, guarda consigo uma história rica e diversificada. Foi vila e sede de concelho até ao início do séc. XIX. Esteve integrada no concelho de Sernancelhe. Foi um corredor de povos. Atualmente, concentra ainda inúmeros vestígios arqueológicos, e muito do seu passado. Fui até lá, conhecer e explorar mais um cantinho valioso do ‘nosso Portugal’.

Chego, e percebo facilmente a origem do nome. Uma estrada, uma RUA, atravessa a meio um casario rústico. É ali o coração da aldeia, foi ali que tudo começou. Estava no centro histórico!

mais em VILA DA RUA, A ALDEIA – VALIOSO, O ‘NOSSO PORTUGAL’!

2. Parque Fluvial de Segões

As cores do verão a misturarem-se com as cores do outono, e o verde fresco, quase fluorescente, como pano de fundo. Um silêncio quase absoluto quebrado por um ou outro veículo que passava na estrada, mais os sons da natureza. Os melhores de todos. Suaves, leves, terapêuticos. Um convite ao sossego e à calma interior. E claro está, a corrente banhada pelo rio Paiva, um magnífico espelho formado por águas com uma cor mais escura que o habitual, justificada pela presença de sais minerais. Razão que as torna atrativas e muito procuradas para combater doenças de pele. Águas santas!

O espaço compreende um parque de merendas, instalações sanitárias e um bar-restaurante. Abertos ao público durante a época balnear. É o seu todo, o parque, que o torna num belo local para ir a banhos, para descansar, para desfrutar, ou simplesmente para passear … É lindo!

mais em PARQUE FLUVIAL DE SEGÕES – ÁGUAS SANTAS!

3. Barragem do Vilar

Erguida no rio Távora, esta barragem serve, entre outros, para regularizar os caudais do rio e abastecer de água a central hidroeléctrica de Tabuaço. Mas mais. É também aproveitada para fins turísticos, designadamente a praia fluvial. E foi nesse papel, de turista, que a visitei. Comecei perto da aldeia do Vilar, o coração da barragem, e a origem do nome. Uma envolvência singular. Uma paz, um infinito de água a misturar-se com o céu e alguma vegetação, e uma sensação de liberdade  sem igual. Avistei algumas das aves. Fotografei alguma da flora. Será certamente uma zona de veraneio perfeito. Há infra-estruturas várias e há atividades aquáticas para serem realizadas. Maravilhosa zona balnear.

No entanto, também me parece ajustada a outras estações, como o outono. O Inverno. Há condições para fazer longas caminhadas, há condições para fazer piqueniques, e há condições para sentir o melhor da natureza… Tão bom!

mais em BARRAGEM DO VILAR – EXPECTATIVAS ELEVADAS! 

4. Leomil

Leomil é a vila bonita de Moimenta da Beira. A bonita vila, e a maior freguesia (território) do município. Sede de concelho, entre 1283 e 1855, foi terra de relevo entre os povos que compunham o bispado de Lamego. Chegou a representar o maior couto nacional. Teve mais de 6000 habitantes. Teve castelo, teve hospital, teve convento … Foi a – casa mãe – de famílias importantes. Com uma história riquíssima, que remonta a tempo longínquos, mantém (ainda) grande parte do seu passado.

Fui até lá, num time off em altitude. Puro. Maravilhoso. No cume da graciosa serra de Leomil, entre os rios Paiva e Távora, expectativas elevadas para uma natureza, fresca, sem par.

mais em LEOMIL – A BONITA VILA DE MOIMENTA DA BEIRA

Deixe um comentário