Ermelo é das aldeias mais típicas do município de Mondim de Basto. A cerca de 28 km da vila, sede de concelho, e 30 km, da capital de distrito, Vila Real, é aldeia paraíso sem fim… Em pleno Parque Natural do Alvão, e a uma cota baixa, cerca de 450 m, está abraçada e protegida por serras, montanhas. É um povoado rodeado pela natureza no seu estado mais puro. Agreste, bonita. Mais afastada das casas, mato e muita rocha, mais próximo do aglomerado, a ocupação agrícola de vales e socalcos. Natureza rural, que conta ainda, mesmo nos dias de hoje, entre casas mais modernas e recentes, com casas em xisto e telhados de lousa. Que maravilhoso time off aldeias!

Visita

A sua origem é secular. Traz consigo toda uma história e um património notável. Ermelo, foi noutros tempos, vila medieval e sede de concelho, com o primeiro foral em 1196. E está lá, a comprová-lo, no centro da aldeia, o Pelourinho, o monumento, Imóvel de Interesse Público. Há, nas ruas, sinais vivos do seu passado mais remoto, como há sinais claros em vários pontos, do orgulho e do amor à terra. São várias lousas, onde a onde, com dizeres sobre a aldeia, a sua história. Mas são também painéis informativos relativos aos percursos pedestres. Uma das suas principais atrações. As águas calmas e transparentes do Rio Olo, passam bem perto, e despenham-se depois na maior queda de água da Península Ibérica, as incríveis Fisgas de Ermelo. É até lá que dão quase todos os caminhos de quem a visita.

Parei e falei com 2 dos 170 locais, que ali vivem permanentemente. Boa gente. Gostam de receber. ”Isto é bonito, mas no inverno é triste e frio. Volte cá no verão! Há mais luz, há mais cor, e vai ver muita mais gente”. Muitas daquelas casas, sobretudo as mais recentes, voltam a ganhar vida nos meses de junho e agosto, com a chegada dos emigrantes. Muitos. Que depois se ‘juntam’ com turistas, também muitos. ”As pessoas gostam muito de fotografar os palheiros, as cortes de gado, os canastros, os moinhos, …, o gado”. Os detalhes, e a vida, de Ermelo. Posso (e vou) voltar nos dias mais quentes, mas visitar aldeias de montanha em dias frios encanta-me. Os sentidos ficam mais frescos que nunca.

 

Deixe um comentário