É na cidade de Anadia que podemos visitar o Museu do Vinho Bairrada. Inaugurado em 2003, é todo um espaço contemporâneo que procura contar a história do vinho na região. Estrategicamente localizado, ao lado da casa mãe do espumante português, a estação vinícola da Bairrada, alia a tradição às novas tecnologias e aos mais modernos meios audiovisuais. E eu estive por lá, num time off museus do ‘nosso Portugal’.

Visita

É necessário tempo para visitar o museu. Pela dimensão, e pelo conteúdo. São dois pisos, são várias salas, e são as exposições a ‘pedir’ que se circule devagar.

A exposição permanente – Percursos do Vinho –  inicia por apresentar: i) registos documentais alusivos ao mundo vitivinícola; ii) as castas permitidas na região; e iii) espólio inerente à atividade. Distribuindo-se depois por 6 salas temáticas que concentram peças e filmes explicativos (Vinha, Vindima, Vinificação – Caves e Adegas; Vinificação – Espumante, Prova e Roteiro).

As exposições temporárias – 40 Anos Demarcação Bairrada – (até 30 de abril!), divididas em três mostras, celebram o 40.º aniversário do reconhecimento legal da designação “Bairrada” enquanto denominação vinícola de origem demarcada. A – Bairrada CelebrArte40 -, da pintora Salomé de Pinho, dá a conhecer uma série de obras de forte apelo visual, onde a utilização de materiais, texturas e cores se associa facilmente à região. A – 40.1 – Bairrada Retratos Falados -, apresenta 40 testemunhos, em viva voz, de alguns dos protagonistas do mundo vitivinícola da região. Uma bonita, emocionante, e justa homenagem! A – Bairrada Wines Vintage Marketing – partilha materiais publicitários alusivos aos vinhos, de finais do séc. XIX ao presente. Uma interessante viagem permitida por particulares, empresas e organismos ligados ao setor, que se uniram, como o Municipio de Anadia, nesta iniciativa.

A par das exposições o museu disponibiliza vários serviços (biblioteca, mediática, auditório,…), e realiza também ações e atividades para envolver a comunidade com a região e com o tema do vinho. É ir até lá, é visitar!

Deixe um comentário