É no concelho de Mogadouro, na povoação, freguesia de Penas Roias que podemos encontrar uma fortificação datada, tudo aponta, do séc. XII. O Castelo de Penas Roias, classificado como Monumento Nacional, desde 1945. Fui conhecê-lo, num time off Castelos do nosso Portugal.

Da vila de Mogadouro até lá são cerca de 15 km. Uma viagem em puro contacto com o planalto Mirandês. Antes de chegar à localidade, que no passado foi vila e sede de concelho, com pelourinho Imóvel de Interesse Público, e a algumas centenas de metros já se via a torre, já se sabia o destino. Era a torre de menagem!

Situado no topo de um monte, desempenhou um papel preponderante na defesa do território contra as incursões muçulmanas e na afirmação da linha de fronteira raiana contra o reino vizinho leonês durante a formação da nacionalidade. Foi estrategicamente posicionado para manter contacto visual com os castelos vizinhos – Mogadouro, Algoso e Outeiro -. Ainda hoje é possível identificá-los lá de cima. Vi-os! Após a doação régia aos Templários, no séc. XII, foi alvo de importantes reformas estruturais, e passou por diversas mãos, tendo sido adquirido por Álvaro Pires de Távora, em 1457. Anos mais tarde, muitos, volta à coroa, e com a extensão do antigo concelho de Penas Roias, em 1836, acelera-se o seu estado de abandono/ ruína.

Andei por lá, no cimo do monte. Circulei a torre. Fotografei a vista, privilegiada e desafogada. São as encantadoras paisagens do nordeste transmontano. E é património do ‘nosso Portugal’!

Deixe um comentário