A conhecer e explorar o concelho de Mogadouro, tive que fazer um time off miradouros. É das atividades de turismo e lazer que mais gosto. Fiz questão que fosse um dos miradouros integrados no Parque Natural do Douro Internacional. Tinha que ser! Portanto, lá fui eu até ao miradouro de Picões, em Peredo de Bemposta.

Foram cerca de 20 km da vila até à povoação. Uma viagem leve e fácil em comunhão com o contexto do planalto mirandês, e a verdadeira natureza do nordeste transmontano. Peredo de Bemposta é uma localidade, freguesia no coração dos granitos transmontanos, que vive ainda muito da atividade agrícola, e em particular do vinho. O carro poderá ir até ao miradouro, mas devagar. É terra batida, e tem algumas pedras soltas. Optei por ir a pé. Gosto de caminhar. E caminhar é o que está a dar! É um percurso pedestre de cerca de 2.200 metros envolvidos por terrenos agrícolas, pombais (uma das particularidades da região), vinha, e a mãe natureza no seu estado mais puro.

Chegar ao miradouro é encontrar um espaço quase secreto e camuflado, que depois, e de repente, se abre para o Rio Douro, lá em baixo. É a fronteira entre Portugal e Espanha. A uma altitude de 600 m, é uma sensação incrível vê-lo a correr intocável e sereno, em tons de verde, cinza, e outras cores … Respeito. As escarpas rochosas acentuadas e agrestes contrastam e ‘afunilam’ o cenário, a visão… Maravilhoso, o Douro Internacional. O ‘nosso Portugal’!

Deixe um comentário