Os eventos time off foram alargados. Nasceram as jornadas time off! A adicionar às caminhadas de um dia, temos também programas de caminhadas para 2 dias. Nestes, há 3 caminhadas distintas a fazer num total de 25 km. Tudo, num mesmo destino do ‘nosso Portugal’.

Criadas para quem gosta de caminhar (muito!), são um desafio saudável e cultural, para grupos reduzidos. Procuram dar a conhecer – a pé – e de forma simples, um destino/ localidade, naquilo que são as suas principais identidades – monumentos, sítios, património, tradições, gastronomia, artes & ofícios, …, e gentes -.

Foi neste enquadramento que se lançou e realizou na vila da Cumieira a I Jornada time off Douro. Douro região territorial, Douro região Demarcada, e Douro Património da Humanidade.

Envolvidos por uma paisagem definida por socalcos preenchidos por vinhas com muito olival pelo meio, caminhámos… Passamos por alguns dos núcleos rurais da freguesia, estivemos junto ao rio Sordo e descemos ao Corgo, ao rio. Estivemos junto às propriedades de alguns dos produtores mais conhecidos da região, paramos em miradouros e registamos detalhes de uma vista única no mundo. Também visitámos património classificado, Imóveis de Interesse Público: i) a Igreja Matriz da Cumieira, Igreja Santa Eulália, de 1727. Monumento que apresenta ainda vestígios das obras do reconhecido arquiteto/pintor italiano, Nicolau Nasoni; e ii) o Marco Granítico nº55, marco Pombalino. Respeitante a uma das 3 demarcações que terão sido colocadas na freguesia em 1756, quando o Douro se tornou a 1.ª região vinícola demarcada do mundo. 

E como a boas caminhadas, se juntam boas mesas e um bom descanso, houve também do melhor da gastronomia e do alojamento local/ turismo rural. Maravilha! Obrigada, e, esperemos, até breve…

 

Deixe um comentário