Em Arouca, no Arouca Geopark, parei em time off num dos seus geossítios mais populares e procurados. A frecha da Mizarela! Um dos 41 sítios com interesse do parque classificado como património geológico da humanidade pela UNESCO. Pertencente à rota dos geossítios, em pleno coração da serra da Freita, e a uma altitude superior a 900 metros, é todo um miradouro e uma queda de água espetacular.

Pode ser observada em vários pontos da serra. Há percursos pedestres a passar por perto. É ir e explorar,… Eu parei junto ao núcleo rural da Mizarela, no próprio geossítio referente à frecha da Mizarela, junto à estrada. O carro vai até lá!

A cascata, em pleno rochedo granítico do planalto da serra da Freita, e a uma altitude de cerca de 97 metros é alimentada pelas águas do rio Caima, que ali se despenham em grande, a uma altura de 60 metros. É das mais altas quedas de água do país. A sua formação estará associada à resistência do granito à erosão fluvial, mas também ao sistema de falhas que condiciona toda a serra. A movimentação dos blocos terá contribuído significativamente para o encaixe do rio e para a formação deste grande desnível.

É o miradouro, a queda de água, e as encostas íngremes que a circundam num verde luxuriante, com relíquias da vegetação primitiva que compõe o postal. Uma paisagem rural e serena. Uma atmosfera naturalmente campestre e bucólica…

Deixe um comentário