Fazer um time off na Ferradosa é querer conhecer o Douro mais remoto, e mais natural. Ali, a mãe natureza permanece em grande parte fiel à sua origem. Tendo alguns apontamentos dos novos tempos, passam despercebidos por quem passa. Parecem fazer parte. Ou, então, foram, e estão, enquadrados no meio. Foi assim que os vi. Assim, devia ser. Sempre.

A Ferradosa!

A Ferradosa é uma pequena localidade da freguesia de Vale de Figueira, em São João da Pesqueira. Conhecida sobretudo pela sua estação ferroviária, que foi, em tempos, uma das mais movimentadas da linha do Douro. Constituiu um importante porto fluvial para os produtos relacionados com a produção e comercialização do vinho, em particular do vinho do Porto. O vinho generoso! Agora, o espaço reservado à antiga estação, é um simpático e acolhedor complexo turístico. Estão preparados para receber! Há um espaço de restauração, há um operador turístico náutico e há também alojamento em bungalows.

Era nesse complexo que ‘seguia’ a linha do Douro, e junto ao cais ainda permanece (e saliente) parte do tabuleiro da original ponte da Ferradosa. Estive lá. Sentei-me nas cadeiras que hoje preenchem o espaço (a antiga linha!). A ponte, datada de 1887, foi, em 1980, substituída por uma nova, a poucas centenas de metros. Uma obra necessária com a construção da barragem da Valeira, nas proximidades, e a consequente subida das águas do rio Douro. Também fui até lá. Aliás, atravessei a ponte. Uma grandiosa obra com cerca de 400 metros de extensão e 7 metros de largura, que nos leva de terras de São João da Pesqueira, para terras de Carrazeda de Ansiães. Atravessamos a ponte, mudamos de território-concelho, mas mantém-se a beleza e o encanto da paisagem. Da Natureza. Foi o início de uma agradável e tranquila caminhada de quase 6 km à beira rio…

Agenda time off Ferradosa

Quer vir connosco fazer o mesmo?

Temos a 9 e 30 de agosto um programa, que além desta caminhada, integra comboio, e barco, (sim, depois não volta para trás a pé), é o TIME OFF Ferradosa DOURO – comboio, caminhada e barco! 

INFO 918813459/ geral@timeoff.pt

Deixe um comentário