Conhecer e explorar o nosso Portugal é também viajar e passear nas linhas férreas. Linhas históricas. Linhas centenárias… Conheço algumas, mas tenho as minhas preferências! Portanto, fui, e mais uma vez, à linha do Douro. A mais bonita linha férrea de Portugal, e por isso atrativa para o turismo. É, em grande parte do percurso, acompanhada pelo rio Douro. Representa, mesmo, a maior extensão de via férrea ladeada de água do país.

A linha do Douro começou a ser construída em 1875 e foi concluída em 1887. Liga o Porto ao Pocinho (em Vila Nova de Foz Côa) numa extensão de cerca de 160 km. No entanto, originalmente e durante mais de um séc. teve cerca de 200 km. Chegava a Barca d’Alva (em Figueira de Castelo Rodrigo). Um troço encerrado em 1988. Foi construída, essencialmente, para: i) disponibilizar transporte para as povoações ao longo da via; ii) transportar produtos para o interior; iii) escoar a produção agrícola da região; e iv) fornecer uma alternativa ao transporte fluvial, bastante limitado pela então reduzida capacidade de navegação no Rio Douro.

A viagem, o passeio …

Viajar na linha férrea é poder usufruir do melhor, do mais autêntico e do mais bonito da região. Região territorial, região demarcada e região património mundial da UNESCO. É viver todo um passeio que nos remonta ao mundo da fantasia, à natureza delicada e trabalhada ao detalhe pelo Homem. É entrar a bordo, e reparar em cada ponte, em cada estação/ apeadeiro, e em cada túnel, é descer as janelas para registar a paisagem e sentir a brisa no rosto, é suster a respiração em vários pontos onde a linha se ”mistura” com o rio e a agreste natureza. E, claro está, é também sair numa ou noutra estação para explorar no terreno, o DOURO, de ouro.

Já agora, podem vir conhecer um dos troços mais bonitos da linha – Régua >< Ferradosa -, através do nosso programa TIME OFF Ferradosa DOURO – comboio, caminhada e barco!

Vamos até lá dias 9 e 30 de agosto. Venham connosco. INFO 918813459/ geral@timeoff.pt

Deixe um comentário