É a cerca de 4km da vila de Freixo de Espada à Cinta que podemos encontrar uma das mais bonitas praias fluviais que conheço (e já conheço algumas!). É um dos locais mais emblemáticos do concelho. Mais emblemático e mais procurado, principalmente nos dias mais quentes. No entanto, o espaço está aberto e arranjado para receber o visitante durante todo o ano. A natureza é maravilhosa nas várias estações, há sempre encantos em cada época. Portanto, podemos visitar a Praia Fluvial da Congida no outono e sair de lá encantado. Foi o que fiz.

Rodeada pelo Douro Internacional e escoltada por uma paisagem agrícola, com particular evidência para os laranjais, a Congida é um espaço privilegiado que convida o visitante ao turismo e lazer. É uma paz e sossego inexplicáveis. É um cenário cinematográfico. Um rio espelhado, infinito e intocável diz-nos que estamos no sítio certo, na hora certa. Há todo um espaço preparado com infra-estruturas para que se passe por ali um maravilhoso dia, e há a possibilidade de prolongar a estadia, pernoitando nas Moradias Douro Internacional.

Numa visita à Congida pode (e deve!) também embarcar no barco panorâmico. Uma viagem que o leva a conhecer a fauna e flora do Douro Internacional, do lado do rio. Em particular a proximidade com algumas aves, como a Garça, o Pato Real, os Abutres ou a Cegonha Negra. É uma perspetiva diferente de uma mesma paisagem, classificada desde 2001 património mundial da UNESCO. É ir!

Deixe um comentário