Já mais me podia despedir de Penalva de Castelo sem parar na Casa da Ínsua, o também conhecido Solas dos Albuquerques. Uma das mais conhecidas casas solarengas do distrito de Viseu, e do país. A sua imponente fachada e os seus magníficos jardins não deixam ninguém indiferente. E não me deixaram a mim. Que maravilhoso time off!

A Casa, datada do séc. XVIII e bem marcada pelo estilo barroco, encontra-se convertida num hotel de charme de 5 estrelas, e integrou recentemente a prestigiada rede Paradores (uma seleção restrita de hotéis históricos de qualidade superior). O primeiro e único hotel fora de Espanha. Fui até lá!

Comecei pelo exterior. Pelos jardins. O meu mundo! Trabalhados e arranjados ao detalhe, numa espécie de mundo encantado da jardinagem. Depois passei pelo Núcleo Museológico, uma incrível e longa viagem ao passado que envolveu a Casa da Ínsua. Mas há mais para se encantar. Uma capela, salas interiores prontas a servir com o máximo requinte, e ainda a conservar muito dos seus traços originais. Lindas de morrer, como é o Dão.

Deixe um comentário