Bolonha

Bolonha é uma cidade universitária animada e cosmopolita, rica em história, arte, culinária, música e cultura. Mas o que me fez ir até lá não foi nada disto (risos). Foi mesmo o facto de se localizar no centro norte do país e servir como ‘ponte’ turística perfeita para poder visitar outras cidades (Veneza, Florença, Milão, …). É que em time off há que fazer contas à vida, muitas contas!

Foi uma estadia de vários dias. Entre dias dispensados para as outras cidades, a Bolonha restou-lhe um dia de passeio. Um dia frio, mas muito bonito, o sol brilhava e iluminava a cidade. Havia muito movimento na rua. Eram locais, turistas e muitos jovens estudantes de um lado para o outro num movimento frenético, mas ‘bom’.

O passeio

Bolonha possui a mais antiga universidade do mundo ainda em funcionamento. Esse lado universitário ultrapassa as ruas onde estão os principais edifícios. É uma característica que se espalha e sente em a toda a cidade. Eu senti!

A arquitetura medieval e as cores que pintam grande parte do centro histórico (cor telha) foram do que mais gostei de desfrutar, principalmente quando vistos de cima, bem de cima, da – Torre dos Asinelli -. Sim, continuo a subir até às nuvens (mesmo com algumas vertigens, risos). Não gosto de deixar escapar nada. Não foi a subida mais fácil do mundo. Eram escadas sem fim, muito inclinadas, muito estreitas que pareciam partir a qualquer momento. Mas não partiram, e valeu o esforço! De lá vi ainda melhor a Praça Maggiore, a mais central e movimentada praça da cidade. Vi um dos seus principais edifícios, a – Basílica de São Petrónio -, uma das maiores igrejas do mundo.

Depois desci à terra (risos) e ainda no centro fiz um passeio leve pelo mercado medieval. Um espaço alegre e especial, perfeito para dizer adeus Bolonha!

 

Deixe um comentário