Douro

É outono no Douro, como no resto do país (risos), e portanto já se começou a acentuar a mudança de cor na folhagem das videiras. São amarelos, são laranjas, são verdes, são castanhos, são vermelhos, e um mix destas cores que pintam as vinhas como se estivéssemos a olhar para uma tela ou um postal que achamos difícilmente possível de ser real. Talvez seja uma das poucas coisas em que gosto no outono, desta mudança de cor, desta queda de folha e desta paisagem quase irreal. 

Em time off, por casa, e numa tarde simpática de outono, peguei no carro e fui fazer o que nunca fiz, explorar alguns miradouros da vizinhança. Embora tenha um bem perto de casa, e talvez um dos mais bonitos e panorâmicos, ‘sabe’ sempre bem dar uma olhadela no dos vizinhos. Uma olhadela saudável, está claro (risos)!

Miradouros

Não foi preciso andar muito, e em 15 minutos estava já a subir ao Miradouro de São Pedro, na localidade de São João de Lobrigos, uma subida bem acentuada em calceta portuguesa mas que permite a ida do carro até ao ponto mais alto, um largo junto à capela. Foi uma paragem demorada e abençoada. Que vista, que dimensão, que riqueza de paisagem! Ainda na mesma localidade e já na estrada nacional, paro no Miradouro do Fial, um miradouro mais discreto, mais tranquilo, mais suave, mais leve, mas não menos especial com o rio Douro a avistar-se ao fundo.

Mais uns 15 minutos e em mais altitude, um miradouro bem distinto dos anteriores, o Miradouro da Nossa Senhora dos Remédios. Localizado em Medrões é um mix de vinhedos, serra e montanha. Um miradouro mais frio, mais escuro, mais distante, mas onde pude desfrutar de uma riqueza de natureza que me faz querer voltar.

Mais que um roteiro rápido e leve nos miradouros vizinhos, foi uma tarde d’ouro a ver o Douro donde nunca o tinha visto antes.

S. Pedro
S. Pedro
S. Pedro
S. Pedro
S. Pedro
Fial 
Fial 
S. Remédios 
S. Remédios
S. Remédios 
S. Remédios
S. Remédios

 

Deixe um comentário