Em dias de outono, as viagens não podem ser longas, temos dias muito curtos, temos pouca luz do dia para as fotografias (que gosto tanto!, risos), portanto resolvi sair para explorar o que me rodeia. É que também há muito time off por casa, ou perto de casa (neste caso).

Miradouro do Viso

Já há muito que ouvia falar no lugar do Viso – Miradouro do Viso -, na localidade de Fontes, como um espaço a visitar para quem procura contemplar natureza, para quem gosta de vista, e para exploradores tipo eu! Portanto lá fui. Chego à localidade, e como quase sempre usei aquele que ainda é o melhor sistema de localização do mundo – a boca – (risos). “Tenho muita pena GPS, mas enquanto este funcionar, não lhe vais ganhar o lugar”. Assim, e já no meio da localidade questionei um senhor que caminhava junto à estrada “pode indicar-me onde fica o Miradouro do Viso?”, a resposta foi imediata, o senhor aproximou-se ainda mais da janela do carro, e muito sorridente respondeu “tem que voltar para trás, passar nos bombeiros, contornar o cemitério, …, mas olhe, também temos o miradouro de S. Pedro que é muito bonito, devia vê-lo”. A sugestão foi tão autêntica e viva, que era impossível não a seguir. E isto nenhum GPS faz!

Fui até ao lugar do Viso, e vi um espaço com bons acessos, vista agreste, paisagens sobretudo de serra – serra do Marão -. Com uma igreja ao centro, dois respeitosos coretos pintados a verde escuro e um bom parque de merendas, achei que tenho que voltar, mas em dia de festa.

Miradouro de São Pedro

Mas também fui ao Miradouro de S. Pedro. Tinha que ir. O carro chegou até lá. Depois, foi só subir uma curta mas muito acentuada rampa em calçada até à capela, uma subida às ‘nuvens’. Sim, e nas nuvens foi como me senti lá em cima, a uma altitude bem elevada, e com uma amplitude a 360 graus vi as fabulosas marcas da Região do Douro, socalcos sobrepostos em socalcos com uma mistura perfeita de cores, as da natureza e da luz do sol que se começava a por.
Ai, ai S. Pedro, que bom que passei por aqui!

S. Pedro
S.Pedro
S.Pedro
S.Pedro
S.Pedro
S. Pedro
Viso
Viso

 

Viso
Viso

 

Deixe um comentário