Gosto muito de chá e sou consumidora diária durante cerca oito meses do ano. Descanso, faço um time off (risos), nos meses mais quentes. Beber chá quente uma meia hora antes de me deitar acompanhado de uma ou duas bolachas é uma rotina boa e saudável. A mim faz me bem! Estive em São Miguel, e estive na mais antiga e única plantação de chá da Europa em atividade. Fui até à Gorreana. Tinha que ir!

Cheguei e vi todo um conjunto de plantações que me fez querer ficar. É um verde bonito, intenso, que se prolonga por uma grande extensão, são vários hectares. Faz-nos querer entrar e andar por lá dentro. As plantações estão cuidadosamente aparadas a uma altura de um palmo acima do joelho e formam uma espécie de pequenas barreiras densas alinhadas umas nas outras. Impossível não querer ir até lá. Parecem jardins arborizados perfeitamente encaixados uns nos outros. E impossível foi mesmo não fotografar (risos).

Depois, foi entrar na fábrica e no museu, um espaço preparado para receber visitantes e turistas como eu. Para além de partilhar vários conteúdos no âmbito do chá – o que é o chá, uma breve história do chá, o chá nos Açores, como preparar o chá e benefícios do chá -, permite também apreciar e ver as máquinas originais (datadas de 1840) ainda a funcionar. Lá dentro sentia-se o cheiro a chá fresco no ar, mas havia também a possibilidade de degustar uma chávena enquanto se visitava o espaço. Degustei talvez duas ou três (risos). Foi uma visita de encantar, e foi bom perceber que mesmo o muito artesanal ainda trabalha, e que trabalho!

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário