Os dias em time off em São Miguel estavam a acabar. E a tentação de uma aventura em alto mar para ver as baleias era cada vez maior. Sim, ver aquelas espécies gigantes ao vivo, no seu habitat, era uma experiência que queria viver e sentir para além do ecrã. Por muito que evolua, não é, nem nunca será a mesma ‘coisa’. E dizem, não eu, mas os especialistas (risos) que os Açores são dos maiores santuários de baleias do mundo. Portanto era a oportunidade!

Em terra

Algumas horas do último dia foram destinadas à aventura! Estava um dia cinzento, frio e húmido, parecia que iria começar a chover a qualquer momento. Não passou de falso alarme (risos). No entanto, após um pequeno briefing em terra sobre o que seria a viagem, equipei-me e preparei-me como se fosse embarcar numa viagem de dias agrestes de inverno. Optei pela embarcação catamaran “sempre é um barco mais confortável e mais seguro, e se houver algum problema aqui há mais probabilidade de me ‘safar'”. Mas por outro lado fiquei na dúvida, os outros permitiriam mais adrenalina, iria mais próximo da água, era um grupo mais pequeno. Enfim, não foi uma decisão simples e à primeira, como quase sempre (risos).

Em mar

O barco estava bem preenchido, mas não ia cheio. Já se via São Miguel ao longe, mas ainda nos íamos movimentando de um lado para o outro para tentar encontrar o melhor lugar. Como se houvesse a melhor cadeira, o melhor cantinho, o melhor ângulo (risos). Mas no meio daquele movimento todo um casal permaneceu intacto. Não foi só naquela agitação, foi mesmo na viagem toda. Tinham sacos do enjoo discretamente colocados em cima dos joelhos. Estava justificado.
A viagem foi acompanhada por biólogos marinhos que iam partilhando informação importante no âmbito da observação em alto mar. Estavam também responsáveis por alertar por alterações significativas na velocidade do catamaran quando detetasse cetáceos. E fizeram-no várias vezes, felizmente! No entanto, a velocidade era mais que significativa, a ondulação também, e o catamaran chegou a inclinar-se muitoooo (para mim, risos). Vi golfinhos, vi cachalotes e a alguma distância ainda foram avistadas três baleias, não as vi na totalidade, nem as fotografei, mas vi partes das barbatanas. Vi o que era para ver e tive a adrenalina que gostaria de ter. Valeu!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário