Casal de Loivos é uma localidade do concelho de Alijó. Situada numa encosta sobranceira ao rio Douro e conta com uma das melhores vistas do mundo. Podia ser segundo a minha opinião, mas não é (risos), foi mesmo segundo os especialistas, a BBC London. A vista é apreciada de um miradouro que se expõe de braços abertos sobre a vila do Pinhão. Sobre o rio Douro, e sobre a região.

Num time off de fim de tarde, resolvi ir até lá, até ao miradouro de Casal de Loivos, já o conhecia de outras alturas do ano, da fase da florestação, do verde intenso em vários tons, e da densidade de cor a preencher as vinhas, e as vistas! Talvez a mais bonita e mais viva altura do ano, a fase do crescimento! Ou não (risos). Agora, inverno, a vinha está ‘despida’, está a descansar. O descanso merecido depois de um ano muito produtivo (e este ano foi!), por isso, além dos vários tons terra também vejo uma força e resistência única, dadas pela Natureza e trabalhadas pelo Homem. Gosto das duas fases, das duas alturas.

No entanto, não foi a melhor hora do dia, o sol não ajudou, estava virado ‘contra’ a vista, estava virado para mim (risos). Eu queria ver o rio, as vinhas os socalcos, o Pinhão, queria desfrutar do Douro, da região. E queria fotografar (risos)! Ainda esperei, ainda me sentei nos bancos do miradouro, mas o sol era cada vez mais intenso, para mim, e as sombras cada vez maiores e mais escuras, sobre os montes, sobre o rio, sobre a vista. Esperei e desesperei, foi um roteiro diferente sobre o no ‘nosso’ Douro …

 

 

 

 

 

Deixe um comentário