Nunca visitei um presépio vivo (não me lembro, e de memória não sou muito má, por enquanto, risos). Estava nos planos há alguns anos, mas, e como tantos outros foi adiado e adiado, até agora! Chegou a altura de fazer um time off até um presépio vivo. Fiz uma viagem curta e fui até Poiares, uma localidade no concelho do Peso da Régua. E onde se localiza o colégio Salesianos de Poiares, entidade responsável por toda a iniciativa. E que iniciativa!

Cheguei antes da hora (estava ansiosa, risos), tive tempo para ver e rever o exterior do colégio. Depois esperei por entrar num conjunto de cenas bíblicas vivas que antecedem o nascimento de Jesus. Cenas representadas por cerca de 80 figurantes. Estava muita gente para entrar. Era o último dia em exposição, e sabíamos, eu sabia (risos) que não o poderíamos perder. As expectativas eram elevadas! E corresponderam.

O presépio

As cenas estavam muito bem apresentadas, desde os cenários, às vestes dos figurantes, ao descritivo  claro e leve de cada uma. Fiz questão de parar em todas, parar e fotografar (risos). A exposição foi percorrida através de um corredor estreito arranjado de forma a retratar a época.

O presépio começou a ganhar vida com o – recenseamento -, apresentado logo no início da exposição. Depois seguiram-se muitas outras cenas (bíblicas e outras típicas da época), os – escribas -, os – pais de nossa senhora -, a – anunciação -, a – visitação -, os – reis magos -, …, o – carpinteiro – , o – vale dos leprosos -,… , e o fim representado com a cena do – nascimento de Jesus -. E aqui, aqui o cenário está retratado com animais vivos, tem a vaca e tem o burro na manjedoura, tem também um rebanho de ovelhas, e tem todo o significado do Natal reunido.

Concretizei o plano – visitar um presépio vivo -, mas defini outro (risos), visitar mais presépios vivos …

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário