Foi na Basílica da Estrela, na freguesia da Estrela e em pleno centro histórico da cidade de Lisboa que resolvi desfrutar de mais um time off. E sim, foi mesmo desfrutar da vista e do ar, ar puro! É que frequentando a Basílica com alguma regularidade, não sabia que tinha um terraço, miradouro, aberto ao público. Também não se pode saber tudo (risos).

O miradouro

Um dia bonito, uma tarde a iniciar e eu a chegar à Basílica. Não para rezar, desta vez não, mas para subir ao terraço, para ir até ao miradouro. Subi 114 degraus estreitos até um terraço gigante. Não os contei, mas acredito na fonte (ligada à Basílica, parece-me credível, risos). A dimensão do terraço talvez seja a dimensão da Basílica, não estivesse ele sobre o telhado e ajustado exatamente à sua forma. É enorme, e é bonito!

De várias perspectivas vê-se ao longe o Tejo, vê-se ao perto e bem perto o jardim da Estrela, um conjunto de verde e ar puro que oxigena a vista e a alma. Lá andei de um lado para o outro, fotografei e entrei na cúpula, um espaço de porta aberta no próprio terraço a pedir para ser visto. Senti isso! Entrei, recuei, voltei a entrar mais devagar, depois recuei mais um bocadinho e pensei, ‘vamos lá, isto é alto, mas era suposto, portanto é ir devagar, não há pressa’ (risos). Foi uma visita lenta, tinha que ser, mas adorei! Cores leves, cores antigas, e formas muito bem definidas. Nunca olhei para baixo.

Depois, depois desci e fui até à igreja, Basílica classificada como monumento nacional. E lá voltei a ver a cúpula, mas noutra perspetiva, com os pés bem assentes na terra (risos). O time off acabou no jardim da Estrela, logo em frente, um espaço perfeito para passear, descansar e aliviar da aceleração da urbe …

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário