Fui até ao concelho de Ribeira de Pena. Fui visitar um dos seus locais mais turísticos e populares, a – Ponte de arame -. A centenária ponte pênsil sobre o rio Tâmega liga duas localidades (a de Santo Aleixo de Além-Tâmega a Ribeira de Baixo). Conta na sua estrutura com mais de 100 cabos de arame torcido numa extensão de mais de 20 metros. Durante muitos anos foi mesmo a única ligação entre as margens. Hoje, apesar de ainda ser usada como travessia por vários locais também constitui uma forte atração turística para muitos que passam, muitos turistas e curiosos como eu (risos).

Ponte de arame

Este time off não podia ser adiado, é que a ponte tem os dias contados (talvez meses). Pelo menos a verdadeira – Ponte de arame -. Sim, a construção de uma barragem nas proximidades levará à subida do rio Tâmega e portanto a zona ficará submersa. Está projetada a sua transferência para uma das ribeiras da própria barragem, garantem os envolvidos. Mas ainda assim, e mesmo confiando (risos), quis assegurar que não a perdia, a verdadeira. E que bom que o fiz!

Estava uma tarde de Inverno, tinha chovido toda a manhã, o céu estava escuro e uma chuva miúda insistia em cair. Mas eu insisti em ir! Cheguei à localidade, cheguei à rua, fácil de identificar, – Rua Ponte de Arame -. Chego a um cenário idílico, à natureza no seu estado mais puro e mais fresco. Cores nos mais variados tons, terra, verde, azul e cinza céu, água e sons, o som do rio, das folhas a mexer e o silêncio. Vi logo o acesso à ponte que se fazia através de uma passagem estreita em pedra maciça atravessada por dois gigantes cabos de arame.

Entrei confiante e alegre, mas à medida que fui andando fui perdendo a confiança e a alegria (risos). A ponte mexeu e abanou por todo o lado, em movimentos completamente alinhados, da direita para a esquerda (como provavelmente o faz há mais de um século). Vivi uma verdadeira aventura!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário