Em dia de São Brás (3 de fevereiro), fui até Ribeira de Pena. Uma vila pertencente ao distrito de Vila Real, que celebra o dia com uma espécie de Carnaval antecipado. E que Carnaval! Foi um time off destinado a conhecer mais uma tradição antiga do ‘nosso Portugal’. E isso eu gosto tanto!

Carranhosas

As – Carranhosas – nasceram há várias dezenas de anos. Quando era pouco frequente as raparigas das aldeias, ou dos meios mais rurais deslocarem-se às vilas, ou cidades. Só o faziam em dias de festa, maioritariamente nas romarias religiosas. E conta a história que as solteiras quando o faziam iam sempre muito arranjadas (há procura do namorico, risos). No entanto, os rapazes faziam das suas em dia de são Brás! Eram traquinices e partidas para as transformar em figuras menos atraentes (bem menos atraentes). Atiravam-lhes farinha e cinza misturadas com água, muitas vezes água da chuva. Resultado? Transformavam-nas em raparigas sujas, ridículas e feias, que tomaram o nome de carranhosas.

Cheguei à vila antes do início do desfile, estava ansiosa e curiosa para a festa (risos). Na rua já haviam algumas barraquinhas, e uma que era tudo menos ‘barraquinha’. Uma tenda gigante onde se concentravam muitas pessoas a comer, a beber e a conviver.

O desfile

O desfile iniciou e a tenda esvaziou, rumou tudo às ruas da vila, as carranhosas começavam a desfilar. A ‘abrir’ uma carranhosa acompanhada por um grupo de bombos e gigantones, mais atrás, e um a um, vários carros de bois, puxavam um carro com carranhosas diversas, mais atrás, mais e mais carranhosas e outras figuras alusivas ao Carnaval e à fantasia. Mesmo com o céu cinzento, com uma chuva miudinha constante e frio de neve, o ambiente era quente e de alegria, os foliões cumprimentavam e interagiam com quem os via. Interagiam de mais (risos)! Sim, também atiraram farinha, quilos e quilos de farinha por todo o lado.

Não me arranjei ao máximo, afinal desloco-me a vilas e a cidades frequentemente (risos), também não fui à procura do namorico (risos), mas foi por pouco, mesmo muito pouco que não saí uma verdadeira – carranhosa -. Um time off à maneira na Ribeira!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário