Fui até Amarante, uma cidade especial do nosso norte, do nosso Portugal, e também o maior concelho do distrito do Porto. Localizada na região do Tâmega e atravessada pelo rio com o mesmo nome, o rio Tâmega, é a cidade de São Gonçalo!

O dia estava bonito, o sol convidava a ficar junto ao centro histórico, junto ao rio e a São Gonçalo (risos). São Gonçalo, padroeiro da cidade é também o centro das atenções para quem a visita  e para quem procura desfrutar dos seus pontos de interesse mais ‘valiosos’ e populares. A igreja de São Gonçalo, o convento de São Gonçalo e a ponte de São Gonçalo. E foi nestes três pontos, espaços, que usufrui de mais um time off.
Iniciei pelo convento, que hoje é, são vários departamentos e serviços afetos ao município. Entre eles, o mais grandioso, o – Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso -. Parei, entrei, visitei e com muita pena minha não fotografei. Faço por cumprir regras (risos)! É de facto um espaço único de partilha de cultura, de arte e de valor. Inspira-nos. A mim inspirou-me. Saí, e vim passear junto ao rio, junto à ponte. Uma travessia única, que une a cidade no tempo e na história. Passear ali é encantador, passam peões, passam carros e há Vida. Em cada canto um postal e um motivo para fotografar (risos). Depois, foi entrar na igreja. Entrei com expectativas elevadas, que só corresponderam no claustro. Um senhor claustro! ‘Alinhado’ com o exterior, com a imponente fachada lateral e a varanda dos reis, em cima. E foi de cima, num ponto bem superior (gosto tanto, risos), que me despedi de São Gonçalo e das suas atenções …

 

 

 

 

Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário