A poucos quilómetros do centro da vila de Murça, talvez a uns dois, situa-se o miradouro de São Domingos. Localizado num ponto elevado, só podia ser (risos), lá fui eu num time off curto e um pouco ‘agreste’. Agreste, porque o dia estava muito pouco convidativo a passear. Chuva, céu escuro, poucas abertas e poucos momentos com os mínimos assegurados para fotografar (risos). Tudo acompanhado de frio e vento. A sinalização ajudou-me a ir até lá. O miradouro estava sinalizado desde o centro da vila.

Depois de já ter subido o monte de São Domingos, começo a ver uma escadaria, que calculei ser o acesso ao recinto da capela. Simultaneamente percebi que dali a vista também já era feliz e desafogada. Era a vila de Murça e parte do Parque Natural Regional do Vale do Tua. Há quem diga que também se vêem as cidades de Mirandela e Vila Real. Acredito, mas eu não as vi (risos). Também ainda não estaria no verdadeiro miradouro de São Domingos.

Subi, estacionei o carro no parque, um largo gigante em terra batida, onde se apresentavam caiados de branco dois coretos e outros anexos à capela. À volta um denso e maduro pinhal a dar frescura e cor ao recinto, mas a não deixar perceber, e ver, onde seria o miradouro, o verdadeiro! Estaria eu a ver miradouros em todo o lado (risos)? O que procurava ficava ainda a alguns metros dali, num trilho em terra batida que só vi ao despedir-me, já ‘longe’. “Tão longe, e tão perto!”, pensei. O time off estava a acabar, e pior que não o desfrutar, foi não haver condições para fotografar (risos) …

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário