As viagens são de facto um tema (e uma moda), e na actualidade mais que nunca! Felizmente viajar está acessível a uma grande parte das pessoas, se não a todas. E é que isto de viajar também é (muito) relativo. Afinal, o que é viajar? É só quando saímos do país, é só quando o fazemos em lazer, é só quando estamos em novos destinos, … são várias questões que tendo resposta originam outras questões (o habitual, mas saudável caos, risos). Quem não sai do país, quem gosta de se manter nos mesmos destinos, quem viaja em trabalho, …. não viaja, não faz viagens? Então, faz o quê?

Viajar

Viajar, por definição, e de forma muito sintética é o movimento humano entre dois pontos. E como qualquer movimento exige esforço e trabalho, mesmo em lazer e quando se faz pelos melhores motivos, é compreensível que haja quem abdique dele, do movimento, da viagem, voluntariamente e naturalmente. E há, ainda há, quem diga não às viagens, e a viajar! Talvez não seja pelo esforço ou trabalho em si, mas porque é uma mudança de ‘ponto’, é uma saída da zona de conforto, da zona que se conhece, do porto seguro para um outro ‘ponto’, destino, zona ou espaço diferente do anterior, às vezes, mais ou menos conhecido, outras vezes, completamente desconhecido. Mas o verdadeiro tema estará nos ‘pontos’, ou no caminho, no trajeto, na própria viagem? Complexo? Não! Na minha versão, na minha perspetiva – viajar é (querer) mudar -. E mudar pode ser muita coisaaaaa.

A maior parte de nós viaja para celebrar ou comemorar, ou então para fugir, esquecer ou escapar, ou para relaxar e descontrair, ou ainda, na ausência de acontecimentos (positivos e negativos), para fazer acontecer! É que também há esta pressão e insistência (nada saudável!, risos) em ter que fazer acontecer. Mudei de Vida, tenho estado em time off, tenho-me movimentado, muito mais em portugal que no exterior, portanto não sei se lhe posso chamar viagens (risos), mas sei que já viajei por isso tudo. E isso não tem nada de mal.

Gosto da ideia de viajar, porque gosto de mudar, gosto da experiência e da aventura que traz, mas por outro lado, assusta-me o que gosto das minhas viagens para, e por, CASA. Sim, é que o ponto mais importante da minha grande e desafiante viagem, a – mudança de vida -, foi, e é a minha casa, a casa mãe. E por lá também tenho viajado muito …

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário