Fui até à localidade de Fontelo. Uma freguesia portuguesa do concelho de Armamar, que além de contar com muitos anos de história e de Vida, é abençoada por São Domingos! E foi ele o responsável por este time off (risos). Sim, foi o monte de São Domingos e o seu miradouro que me fizeram ir até lá. E ainda bem que fizeram!
O dia estava bonito, muito sol, muita luz, não corria ar, tudo perfeito para posar para a fotografia (risos). A viagem da aldeia até ao destino foram cerca de cinco minutos de carro. Rápido e fácil! Havia indicação e havia desde o início uma forte atenção e vontade de chegar. Ainda a conduzir comecei a ver o monte e uma cruz que sobressaia claramente. Já a capela aparecia só parcialmente, estava ‘protegida’ por muito verde (natureza).
Miradouro
Chego ao monte de São Domingos, estaciono e percebo que a vista panorâmica, o miradouro e o que me fez ir até lá, a cruz alta, não era na direção da capela, que de facto, e confirmava-se, estava rodeada de pinhal alto e denso. O que procura estava, sim, em sentido contrário (gosto de ser do contra, risos). Definido numa espécie de trilho, e já muito marcado por vários exploradores e turistas como eu, lá subi eu poucos metros até lá em cima. Um percurso verdadeiramente espetacular!!!
É que é uma vista a 360º com direito a quase tudo. É a riqueza e diversidade da paisagem duriense perfeitamente retratada. É o rio Douro ao fundo, é a gigante Serra do Marão em frente e são os municípios de Tarouca, Lamego, Resende, Mesão Frio, Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real e Sabrosa, tudo ali! Não sei se os identifiquei exatamente a todos, também não fui lá para isso (risos). Mas que ali está uma excelente concentração do que melhor se tem, do que temos, na região, isso não tenho dúvida.