Fiz um time off perto de casa. Saí, sozinha, sem medo (risos), numa noite escura e fria de 6ª feira 13. Fui até à freguesia de Fontes, uma localidade do concelho de Santa Marta de Penaguião, que localizada num ponto superior do concelho conta com uma paisagem única. É o Douro de um lado, e é a serra do Marão do outro. Tudo muito mais claro e definido ali, ali no Viso, no local mais alto de Fontes. Um lugar, um miradouro, um espaço de culto. Afastado fisicamente do povoado, mas próximo dos locais, e de quem o visita.

A festa

Cheguei, e deparei-me com um enquadramento de mato denso e um ambiente místico. O que já previa. Sim, ía sem medos, mas estava ali para celebrar a noite do bruxo, era o Viso 13! Um acontecimento que tem vindo a ser celebrado, e que vai já na 3ª edição. Não fui nas primeiras edições, não fosse alguma bruxaria correr mal, não fosse o diabo tece-las (risos), mas estive presente nesta. Quis ver, quis perceber o que é isto da – bruxaria do bem -.

Na verdade, a mim intímida-me tanto como a do mal (risos). Respeito as duas. É que um dos propósitos do evento é reunir em cada edição 13 novos bruxos com a responsabilidade de fazer e promover o bem. E confrades por lá não faltavam. E não sei se estavam como eu, se simplesmente para diversão, o espaço estava preenchido. Foram muitos os que se quiseram juntar nesta noite, em que além de comida no pote (à séria), vinho da região (o melhor, risos) e tascas típicas, também actuaram grupos musicais.

Mas o momento alto da noite, o meu (risos), foi a subida ao palco dos confrades, foi assistir à tradicional queimada, o assumir do compromisso – dinamizar e fazer o bem -. Super! Que se consiga afastar qualquer mal a este ritual. Grande, a confraria do bruxo 13, no Viso!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário