Fui apresentar o meu livro, o Time Off, a um público especial, muito especial. Crianças e idosos, juntos. Estive num Centro Social e Paroquial, convidada no âmbito do dia do autor. Aquele que cria, que inventa, que escreve. Fui lá com a minha obra.

Disse logo que – SIM -, fiquei contente e feliz, mas simultaneamente um grande sentido de responsabilidade. Isto vai ser difícil! ‘Gosto muito de crianças, gosto de idosos, mas captar-lhes atenção, não vai ser fácil, ainda mais vão estar juntos’, pensei. Senti que teria pela frente um pequeno grande desafio. Acho que o que me assustou mais não foi o facto de serem crianças, ou idosos, foi mesmo estarem juntos. São públicos tão diferentes! Ou ‘não’ (risos).

Preparei-me para este time off no verdadeiro papel de autora. Criei uma história com várias mini histórias. Criei e inventei vários cenários possíveis. Sempre com base nos conteúdos do blog e do livro. Mas sabia que poderia ser interrompida várias vezes. Sabia que poderia ter que deixar várias a meio e saltar para as seguintes. E também sabia que não era para falar em blog, nem em – time off – (risos).

A apresentação

Fui lá para falar do meu livro, da minha escrita, da minha obra. Mas fui eu. Partilhei com os idosos o que senti, o que não estava nos planos – que qualquer um deles, ali a ouvir-me, teria também histórias para escrever e contar, algumas delas, e com toda a certeza, bem interessantes -. Histórias de uma vida longa. Com os mais novos, partilhei que as histórias são muito fáceis de se fazer, de se criar. As histórias reais. E foi disso que fui lá falar, de histórias reais. As que independentemente da idade todos temos!!! Uns contam, outros não… Uns escrevem, outros não… …

Saí de coração cheio. As crianças ‘trocaram-me’ e ‘atropelaram-me (risos)’ todos os planos, todos os cenários. Mas eu gostei. Gostei muito! Cada questão, cada frase, cada palavra, cada interação foi um sinal de que estava a correr bem. Os idosos por outro lado, ouviram, só. Um sinal que também estava a correr bem. Juntos,  – crianças e idosos – foram dos públicos mais queridos que tive. OBRIGADA

 

 

 

 

Deixe um comentário