O dinheiro

As finanças são um tema delicado. Chegam mesmo a ser um tema tabu para muita gente. São elas que proporcionam e condicionam o nosso estilo de vida. E portanto a nossa Vida. O dinheiro move e molda o mundo, as pessoas! Factos são factos.

É indiscutível o poder que tem sobre as nossas vidas, e até sobre nós mesmos, como pessoas, como seres humanos. Grande parte, e bem, estará em desacordo com esse poder. Eu também estou. Mas, fazer o quê?!? Ao contrário do que foi no passado, hoje é impossível viver sem ele. Está em todo o lado. Consegue estar onde não está (risos). Há troca de bens, há troca de serviços, há troca de produtos, há troca de ‘favores’, e há também quase sempre  – dinheiro – pelo meio. Faz parte do mundo em que vivemos, e faz também parte – aceitar o que não se pode mudar -.

O (meu) porquinho mealheiro

Em time off o dinheiro é um tema ainda mais delicado. Se era respeitado, agora é-o muito mais.  Fui educada a perceber que existe o amanhã. Desde cedo percebi que é necessário poupar, que não me faltando nada, não preciso de ter tudo. Aprendi a partilhar (não tivesse uma irmã gémea), a escolher, a optar. Ainda não trabalhava e sem me aperceber já fazia a minha própria gestão financeira. Gostava muito do – porquinho mealheiro -. Gostava de o alimentar (risos)! Na minha pequena escala. No entanto, foi essa ‘literacia financeira’ informal, e do ‘grão a grão enche a galinha o papo’, que depois, já na vida profissional me permitiu alimentar ainda mais o porquinho. Alimentei-o durante alguns anos. Gostava muito de o ver gordinho.

Hoje, prefiro vê-lo mais magrinho. Não, não prefiro, não tenho é outra hipótese (risos). Não o alimento com a mesma frequência, nem com a mesma quantidade. Mantenho-o comigo, e vivo, sempre! Foi ele que me deu a autonomia financeira para o time off, para a mudança de vida, e isso nunca se esquece …

Deixe um comentário