Em time off fui visitar o Palácio Nacional da Ajuda, Monumento Nacional continua a ser um dos monumentos mais visitados da nossa capital. O interior do monumento, com função inicial de residência (palácio real), partilha um relevante acervo de mobiliário, ourivesaria, pratas e joalharia. Já tinha passado por lá. Mas agora fui vê-lo mais devagar. Fui fotografar!

Localizado na freguesia da Ajuda, é um monumento imponente e gigante. Maior (ainda) quando nos aproximamos. Um Senhor Palácio! Comecei a visita pelo piso térreo, onde se concentram grande parte dos aposentos privados. Salas com um pé direito ‘respeitoso’ a terminar em tetos alegóricos pintados ao detalhe. Pavimentos preenchidos por tapeçarias riquíssimas. Aparato, conforto e luxo nas dependências pessoais. Zonas de lazer onde quis ficar, como a – Sala de Mármore -. Quase sempre as minhas áreas favoritas. Não estivesse eu em time off (risos).

Depois, subi até ao andar nobre. Destinado às recepções de gala e ao social reúne um conjunto de várias salas prontas a receber. E a receber muito bem! Absolutamente encantadora a Sala dos Grandes Jantares -. Ali, sim, mesmo com a mesa vazia já se vive e sente o banquete. Incrível e pomposa decoração. Uma despedida em grande. Como gosto. Quem sabe um dia volte para um banquete real (verdadeiro). E Mesa cheia!

Deixe um comentário