Viajei por Terras de Barroso. Fui em time off à aldeia de Vilarinho Seco, no concelho de Boticas. Uma das aldeias barrosãs mais bem conservadas, com mais história, e das mais visitadas. Tive que ir até lá! Além disso tem a particularidade de ter sido a primeira aldeia onde a minha mãe deu aulas. Levei-a comigo!

Da vila de Boticas até Vilarinho Seco foram cerca de 30 minutos de carro. Fomos devagar e a desfrutar da vista. Estávamos em plena Serra do Barroso, também conhecida por Alturas. Estava um dia lindo. Sabia que iria visitar um pequena povoação, e que iria entrar no mundo rural mais autêntico do ‘nosso Portugal’. Verdade! Cheguei, e percebi que ainda há muita Vida em Vilarinho Seco. Não é vida humana, vivem lá cerca de 60 pessoas, mas é a sua subsistência, a agricultura e a pastorícia que mostram bem que ali há gente. Gente de trabalho! Uma grande manada de vacas barrosãs a dar cor a caminhos e a ruas pitorescas. E eu a fotografar, sempre (risos). Pedra granítica a preencher a vista. E eu, no largo principal, sentada no tanque da aldeia, junto ao cruzeiro e à capela. A ver e a desfrutar de uma paragem no tempo.

Não me despedi sem visitar o forno comunitário para cozer o pão, ainda usado pelas gentes da aldeia. Passei pelos moinhos tradicionais, e por vários tanques de água de nascente. E claro, ainda falei, falamos, com alguns locais. Um time off completo por mais uma das aldeias do norte de Portugal.

Deixe um comentário