Longe das multidões e dos holofotes, fui conhecer alguns conventos e mosteiros menos populares, monumentos quase desconhecidos. Maravilhosos, por fora e por dentro, são pequenas grandes maravilhas que guardam histórias e significados particulares. Partilho alguns dos mais singulares.

1. Convento dos Capuchos

O convento, exterior e interior, é uma obra de extrema simplicidade (pobre), tal e qual como o ideal e filosofia de vida de quem o habitou. E prova disso é a ‘Porta da Morte’, a porta de entrada no convento que simboliza o desprendimento do mundo material. Custou-me a entrar, mas entrei (risos)!

mais em: Convento dos Capuchos – simplicidade e contemplação

2. Convento de São Gonçalo

São Gonçalo, padroeiro da cidade é também o centro das atenções para quem a visita  e para quem procura desfrutar dos seus pontos de interesse mais ‘valiosos’ e populares. A igreja de São Gonçalo, o convento de São Gonçalo e a ponte de São Gonçalo.

mais em: Amarante – a cidade de São Gonçalo!

3. Convento de Ferreirim

E o time off finalizou a circular no espaço exterior traseiro, onde já não há ‘convento’, nem ruínas, mas permanece ainda forte e viva uma torre que terá sido a origem de todo o edificado. E ali, e a dizer adeus senti que visitei o monumento, o Convento de Santo António de Ferreirim!

mais em: TIME OFF NO CONVENTO, FERREIRIM

4. Mosteiro de Ancede

Visitei o Mosteiro de Ancede, mais um monumento da nossa rota do românico. Um time off à descoberta das nossas origens, do ‘nosso Portugal’, da nossa história. Ancede é uma vila portuguesa do concelho de Baião. E de lá, de Baião até ao mosteiro demorei cerca de 20 minutos.

mais em: Mosteiro de Ancede – como uma senhora por terras de Baião

5. Mosteiro de Santa Maria das Júnias

De cima comecei a avistar o mosteiro, num fundo paisagístico espetacular! Chego próximo e ouço a água do ribeiro ao lado a passar, fotografo a ponte ‘de brincar’ e tento não me aproximar mais. Sim, ali era recomendável não passar! Circundei o mosteiro e confirmei o esperado, estava de facto em ruínas.

mais em: Time Off isolado no Gerês – Mosteiro de Santa Maria das Júnias

6. Mosteiro de Cárquere

Passei no largo, na entrada principal da igreja, e fotografei. Sim, ali, vi tudo reunido. A igreja, a torre e o arco, que teria sido construído para suportar uma passagem superior do mosteiro. Não sei se foi, ou não. Acreditei. E ali, naquele quadro, naquele contexto fez todo o sentido.

mais em: MOSTEIRO DE CÁRQUERE – SAÍDA PELA PORTA GRANDE

Deixe um comentário