Areja é uma das aldeias preservadas do ‘nosso Portugal’. Do nosso norte! Localizada no município de Gondomar, pertence à freguesia de Lomba. Relativamente próxima do mundo urbano, mantém ainda a calma, a tranquilidade e a simplicidade daquilo que é a vida da aldeia. Fui até lá, num time off destinado à paisagem natural, e à vida rural. Expectativas elevadas para a viagem.

A aldeia, a povoação apresenta-se sob a imagem de uma encosta que nasce junto ao rio Douro e depois vai subindo significativamente. As habitações vão pintando o monte à medida que o subimos até lá em cima. Subi-o e desci-o a pé. Falei com um morador. E percebi que noutros tempos aquele pequeno cais, teve muito movimento. Era usado para comércio e para o transporte de mercadores. Hoje, acostam embarcações de recreio, e uma ou outra de pesca. Estavam lá. Vi algumas. Há ainda marcas daquilo que foi (e é, mesmo em crescente queda) a vida de Areja. Atividades agrícolas e piscatórias. Muita da subsitencia do passado de várias famílias foi também a exploração mineira. As Minas do Pejão. Gentes de trabalho e de fé, têm junto ao cais um monumento, a Imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. A Santa protetora das tempestades e outros perigos!

Uma viagem encantadora. Muitas paragens. Muitas fotografias. Muita paisagem, e uma vontade gigante de prolongar a estadia. Areja, simples, e uma pequena grande maravilha de rara beleza!

Deixe um comentário