”Na cidade de Felgueiras, não deixes de passar no Pão de Ló de Margaride. Tens que visitar. Faz um time off doce!” Fui recomendada, já há algum tempo que ouvia falar. E estava na agenda, não só conhecer a fábrica, mas também saborear os doces da casa de fabrico Leonor Rosa da Silva. Massa fofa, seca e amarelinha desde 1730. Chegou o dia!

Localizada no centro da cidade, na freguesia de Margaride, e portanto a origem do nome, foi fácil de encontrar. Logo à entrada, a marca registada e o ‘carimbo’ a atestar e a identificar a Casa que foi Fornecedora da Casa Real Portuguesa. Subi as escadas num percurso bonito, real. Lá dentro, na produção, muito trabalho manual (ainda), uma quantidade infinita de recipientes de barro, uns em cima dos outros, fornos gigantes, batedeiras de madeira com pás movidas por mecanismos antigos, e, o produto! O Pão de Ló de Margaride, quentinho. Cores e aromas deliciosos. Os ‘olhos também comem’. Mas ali, naquele espaço, produz-se e vende-se mais. Cavacas feitas com a mesma receita do pão de ló, o ‘segredo’ que acompanha várias gerações da família, há várias décadas. Em doces vencedores, não se mexe. É a máxima.

Vale a pena conhecer e visitar a doçaria tradicional portuguesa. Vale, muito! Mas vale ainda mais, mantê-la viva, saborear. Uma visita doce a norte.

Deixe um comentário