Visitar o Museu da Marioneta, no coração do bairro histórico da Madragoa, em Lisboa, é fazer uma viagem mágica ao mundo imaginário das marionetas, e não só! Desde 2001, no antigo Convento das Bernardas, o edifício onde está integrado o Museu, há uma vasta e riquíssima coleção de marionetas e máscaras que, mesmo em exposição, contam histórias aos pequenotes e aos mais graúdos. Vi-os lá a todos. Felizes e contentes!

Sabia que ia visitar uma das melhores coleções do género. Portanto, expectativas elevadas. Chego, e encontro marionetas e máscaras da Ásia. Fantásticas obras de arte. E observá-las foi também imaginar cada um dos espetáculos a que deram vida. Depois, um pouco da sua história pela Europa, e África, e a fechar, o ‘nosso Portugal’. Uma viagem pelo mundo da cor, e do significado, de objetos, a que muitos chamam – bonecos -. Bonecos, que ganham vida através das mãos, dos braços, do corpo, da voz, dos sentimentos de alegria ou tristeza, de quem as manipula, o Homem.

Independentemente do tipo de manuseamento – varas e fios, sombra, e luva (fantoches) -, dos materiais utilizados – papel, madeira, tecido, barro, metal,… -, e da sua origem, representam e partilham rituais, cerimónias e costumes religiosos, bem como, tradições, lendas, e sátira política. Contam, muitas vezes, e bem, a história e a cultura de um povo. Maravilhosa viagem …

 

 

Deixe um comentário