Em time off no município de Loures, visitei uma das imagens de marca do concelho, a – Galeria de Arte Pública -. Localizada na Quinta do Mocho, em Sacavém, é considerada uma das maiores galerias de arte urbana da Europa. E referência nacional e internacional como   galeria ao ar livre. Fui até lá com expectativas elevadas. Superaram!

A intervenção artística na Quinta do Mocho procurou alterar a imagem de um espaço marcado e carregado pelo estigma e preconceito de ‘bairro social’. Um dos mais populares na região da grande Lisboa. O trabalho, desenvolvido pelo município em conjunto com artistas nacionais e internacionais, envolveu principalmente a requalificação dos edifícios e uma forte mobilização dos moradores. Uma ação conjunta – inclusiva e solidária – para mostrar e atrair visitantes ao bairro. Consegue-o, desde 2015. Com êxito!

A visita

Chego, e percebo que se trata de uma visita cultural. É a partilha artística, é o desenvolvimento social, e é uma visão eclética de ambas. Lá, no bairro, vive toda uma comunidade enraizada em valores, princípios e modo de vida próprios. Percebe-se no estendal, na janela do prédio, no morador que passa na rua, no veículo estacionado à entrada, …, em detalhes que se vão encontrando. E, sim, também me cruzei com meia dúzia de cabras no meio dos prédios, a pastar um verde aqui, outro acolá. Respeito.

As obras, os murais, são imagens e mensagens gigantes. Partilham um significado, retratam emoções, sensibilizam para comportamentos. Cada uma delas, à sua maneira, ‘mexe’ com o visitante. Andei por lá, pelo bairro, a percorrer as mais de 100 obras, numa viagem leve e feliz pelo mundo das artes, e de grandes artistas. Entre eles, Odeith, Smile, Vhils, Glam, Maye, Bordalo II, …

Agora será voltar e iniciar a visita, por exemplo, na Casa da Cultura de Sacavém, a poucos metros do bairro. Uma das várias entidades e organizações que faz visitas guiadas à Galeria. Uma das melhores e mais completas formas para ver, interpretar e sentir cada uma das obras. Até breve QUINTA DO MOCHO!

Deixe um comentário