Fui até ao quartel do Regimento de Engenharia N.º 1, na Pontinha. Um time off no Núcleo Museológico do Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas (MFA). Classificado como Monumento Nacional, o espaço foi re-criado pelo município de Odivelas em colaboração com as instituições militares para salvaguardar a memória histórica associada ao local. Visitei-o!

O monumento, corresponde a um edifício simples e discreto, é um pavilhão pré-fabricado no interior do Posto de Comando. O mesmo onde foram coordenadas as operações do movimento revolucionário. Foi lá que se instaurou a democracia em Portugal e se pôs fim a quase meio século de ditadura. A revolução dos cravos começou ali. Um significado gigante para o país. LIBERDADE.

Lá dentro: i) um pequeno auditório com um filme a enquadrar o acontecimento; ii) uma sala de exposições permanentes com conteúdos e imagens relativas ao movimento e ao acontecimento; iii) uma sala de operações com as condições reproduzidas ao dia 25 de Abril de 1974: uma grande mesa ao centro, outras com aparelhos de rádio e telefones, um armário metálico com pistolas e granadas, janelas tapadas por cobertores, um mapa das estradas do país, e algumas cartas locais; e iv) uma sala de exposições temporárias.

Uma viagem incrível e emocionante, acessível a todos. Guiada e gratuita, pode ser agendada através da secção de Turismo do município de Odivelas. Conheça a história e o património do ‘nosso Portugal’, único.

Deixe um comentário