A passear pelo concelho de Vieira do Minho fiz questão de conhecer uma das suas aldeias mais típicas. Sou uma apaixonada pelo mundo rural, e estes são de facto um dos meus time off preferidos. A cerca de 15 km da vila e em pleno coração da Serra da Cabreira, apresenta-se – Agra -, freguesia de Rossas, uma intocável e encantadora aldeia do ‘nosso Portugal’. Uma das aldeias preservadas, classificada pela Associação Turismo de Aldeia como ”Aldeia de Portugal”. Expectativas elevadas!

A visita

O percurso até lá já deixa adivinhar que se trata de uma povoação serrana. Com identidade própria. Foi toda uma viagem em contacto direto com a natureza mais agreste e mais natural. Antes de chegar, a cerca de 900 metros, uma bela ponte de origem românica e um moinho dão as boas vindas num cenário de postal. Magnífico! E quando ali estão à tua espera cavalos para te levar à aldeia? Torna-se tudo ainda mais irreal e perfeito. Foi assim comigo. Em grande.

Chego, chegamos, e um enquadramento de rara beleza. Um aglomerado de casas arranjadas em granito, na sua maioria habitadas por locais, mas algumas delas preparadas para receber. Arranjadas, bonitas. Há alojamento, há um restaurante e há a possibilidade de fazer atividades em contacto com a natureza: pesca, caça, caminhadas e passeios a cavalo. São feitas por quem sabe, por gentes da terra. A cavalo, e bem acompanhada, andamos pelas ruas e ruelas calcetadas, algumas delas bem acentuadas. Paramos no largo principal para visitar a Igreja Paroquial de São Lourenço. Foram, e são, gentes de fé. São vários os apontamentos religiosos pelas ruas – alminhas e cruzeiros -. Vi-os. Mas há também uma incrível frescura dada pelos fontanários e bebedouros de água de nascente, aqui e ali, e pelo verde dos terrenos agrícolas.

Custou-me despedir, sair dali. Os sons, as cores, o passeio a cavalo e a envolvente rural mais pura fizeram desta visita uma experiência incrível… OBRIGADA

Deixe um comentário