Time off miradouros, quase sempre surpreendentes e das melhores paragens pelo nosso Portugal. É preciso ver a natureza e a paisagem como património. Património riquíssimo!  É assim que EU as vejo. É isso que me leva até lá. Isso, e a liberdade, a simplicidade e a leveza de se olhar até ao infinito. A vista desafogada. A natureza. Sempre.

No concelho de Vila Franca de Xira, visitei o Miradouro de Monte Gordo. A cerca de 4 km da cidade, foi subir até lá em cima, numa estrada bem acentuada. A subir e a olhar para o que deixava para trás, em baixo, a cidade e as suas imensas lezírias. E o Tejo. Ali encontram-se as principais zonas de lezíria do vale do rio Tejo. O encanto e o sonho das lezírias. Expectativas elevadas! Um verdadeiro postal.

Chego, e encontro um pequeno largo – sem saída, fim de estrada – à minha espera. Um moinho de vento em avançado estado de abandono, e em frente, o que me fez estar ali. O miradouro! Cores, contrastes, a cidade e depois uma imensidão de campos cultivados. Frescos. É fotografar sem parar. É parar e sentar para desfrutar. É um mix de emoções e sentimentos. É a bonita e singular ponte metálica a atravessar o Tejo, ao fundo, desenhada a lápis. É não querer mexer num cenário irreal …

Deixe um comentário