O Parque Botânico Arbutus do Demo, na freguesia de Queiriga, é um dos destinos Natureza mais emblemáticos do concelho de Vila Nova de Paiva. Foi, e é, desde os anos 90 a ‘nova vida’ dos antigos terrenos do Viveiro Florestal da Junta Autónoma de Estradas. São mais de um milhar de diferentes espécies botânicas, concentradas em temas que envolvem o ambiente, o lazer, o turismo, a cultura e a ciência. E eu fui até lá, num time off encantador…

Antes de chegar, de entrar nos imponentes portões de acesso ao parque (livre/ gratuito), já se fazia adivinhar um paraíso. Contexto de bosque. Vegetação densa e variada. Foi reconstruído de forma fiel à paisagem natural das terras altas do Paiva. Modernizou infra-estruturas respeitando a história e passado do espaço. Manteve o sistema de águas residuais e de rega, e as edificações originais, bem como a estrutura arbórea.

Andei por lá. Senti-me num dos meus, melhores, mundos. A mãe Natureza arranjada e diversificada. Cores e sons saudáveis, e pouca vontade de sair. São vários hectares para explorar. Destaque para as plantas autóctones, o prado de aluvião natural e de um pequeno lago onde as espécies animais ripícolas se associam. Destaque para muitos pequenos grandes detalhes… Já agora, o nome do parque, em terras batizadas pela mão de Aquilino Ribeiro, é também uma clara e justa homenagem a um dos arbustos/ árvores mais populares da região, e do parque. O medronheiro, nome científico Arbutus unedo.

Deixe um comentário