1. Museu Terras de Besteiros, Tondela

O Homem é o coração do museu. Foi a ação humana que moldou e transformou a região. E é sobre esta premissa e nesta base que está disposta a exposição ao longo das várias salas. Primeiro, inicia por enquadrar Tondela no tempo longínquo: i) a evolução do Homem no concelho; ii) a história dos seus sítios arqueológicos, como a Arquinha da Moura e Molelinhos; e iii) a evolução dos antigos municípios nas várias épocas. Depois, aproxima-se no tempo e percorre a história do séc. XIX e XX, abordando o: i) desenvolvimento Pré-Industrial; ii) a chegada do Caminho de Ferro; e iii) o desenvolvimento do Caramulo e o aparecimento dos Sanatórios.

mais em Museu terras de Besteiros – Uma história nas mãos do HOMEM!

2. Museu do Caramulo, Caramulo

O museu, fácil de identificar, é um imponente e destino edifício. É propriedade da Fundação Abel e João de Lacerda, e é a concentração clara das paixões dos dois irmãos – arte e automóveis – respetivamente. A coleção de arte apresenta mais de 500 peças, numa viagem desde o Antigo Egipto até Pablo Picasso e Salvador Dalí. Espetacular. A coleção de automóveis, motos e bicicletas reúne mais de 100 peças ao longo de 140 anos de história. Mas há mais, há também uma coleção de brinquedos antigos com cerca de 3.000 peças a ‘tocar’ a infância de qualquer um dos visitantes. Há cultura, há arte, e há muita história no interior da serra …

mais em Museu do Caramulo – há cultura e há arte no interior da serra!

3. Museu do Côa, Vila Nova de Foz Coa

E lá fui eu, era um dia de outono, estava frio e escuro, chego ao museu – Museu do Côa – e sou recebida com o melhor welcome que poderia ter. Uma vista desafogada e gigante sobre o majestoso Douro. Depois, desço e vou explorar cada uma das salas do museu, salas muito bem divididas e equipadas. Ali já estava tudo explicado, eram conteúdos e conteúdos muito bem ilustrados e expostos. Não sei se fiquei a perceber tudo, isso talvez não (risos), mas apreciei e gostei muito. Vi a arte rupestre num outro espaço, numa outra dimensão, noutro enquadramento, com outros olhos, e isso fez toda a diferença. É que até a arte para ser percebida precisa de ser explicada …

mais em Museu do Côa – à procura de arteeeee (rupestre)

4. Museu Mineiro, Gondomar

São Pedro da Cova é uma vila portuguesa do concelho de Gondomar com uma história fortíssima no âmbito da exploração mineira. O carvão! O encerramento da Companhia das Minas de Carvão, há quase 5 décadas, foi o fim da atividade. No entanto, não foi o fim do património geológico e mineiro da freguesia. Houve, e há esforços em continuar a partilhar e dar a conhecer os antepassados desta atividade. E o Museu Mineiro, Casa da Malta, é um exemplo disso. O antigo, e o último espaço onde ficavam alojados muitos dos mineiros deslocados (Casa da Malta), foi transformado para contar a história. Fui até lá!

mais em Museu Mineiro, o passado de São Pedro da Cova

5. Museu do Triciclo, Mesão Frio

E foi no único Museu do Triciclo do país que concretizei mais um time off. Localizado na vila de Mesão Frio, na Quinta de São José, é um espaço que reúne um espólio de cerca de 600 peças. De caráter privado, a coleção particular partilha com o público, com quem o visita, uma paixão de anos. Muitos anos!Já tinha conhecimento do espaço museu, mas não tinha expectativas. Não sabia exatamente o que iria encontrar. Mas diziam-me que o devia conhecer. E devia, se devia!

mais em Museu do triciclo – uma visita à infância!

6. Museu do Douro, Peso da Régua

A acompanhar os objetos estão também vários conteúdos informativos que sintetizam a história do vinho e da vinha na região. Bem como as suas tarefas (ou afazeres) ao longo do ano. De instituições particulares e privadas são coleções que retratam e resumem (tão importante!!!) na perfeição o Douro e a sua essência. No piso superior, a destacar, uma coleção grandiosa em quantidade e qualidade (dizem os especialistas e dizem os rótulos) de vinhos. Todos reunidos numa única parede carregada de cor e de luz. Para muitos, uma parede de ouro. E de ouro foi mesmo esta visita ao Museu do Douro. Obrigada!

mais em Régua – Time off de ouro no Museu do Douro!

7. Etnomúsica & Radiolândia, Oliveira do Bairro

MUSEU DE ETNOMÚSICA

Lá dentro, e na exposição permanente, um número significativo de Associações – Bandas Filarmónicas, Grupos de Cantares, Ranchos Folclóricos, Grupos Típicos, Bandas de Música, …- representadas através de um instrumento, documento, ou farda. Juntamente com estes elementos, a história de vida, os objetivos e as atividades no âmbito da Música Popular. Uma verdadeira, e rica, viagem à cultura musical da região.

MUSEU DO RÁDIO, A RADIOLÂNDIA

No interior, a força e a vida do museu assentam na riquíssima coleção privada de Manuel Silva. Natural de Bustos, e o proprietário da Radiolândia, conseguiu reunir alguns dos rádios mais raros e importantes do séc. XX. Estão lá, em exposição. No entanto, há também aparelhos de diversas proveniências e doadores. Peças singulares. Autênticas peças de arte. Foi assim que as vi. É todo um espólio único, reconhecido internacionalmente.

mais em Etnomúsica & Radiolândia – cultura em Oliveira do Bairro

8. Núcleo Museológico de Campo do Gerês, Terras de Bouro

Lá dentro, tês espaços distintos: i) a Porta do Campo do Gerês; ii) o Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna; e iii) o Museu da Geira.

A Porta do Campo do Gerês é uma viagem sobre a região e os principais valores naturais e culturais do parque. A introdução! O museu etnográfico, foi uma vontade expressa dos antigos habitantes de Vilarinho da Furna de não deixarem ‘morrer’ aquilo que restava da aldeia, entretanto desaparecida com a construção da barragem.

O museu da Geira, ou Via XVIII,  ou também chamada Via Nova é uma incrível e completa partilha daquilo que foi uma importante via Romana. Ligava Braga a Astorga numa extensão de cerca de 320 km. Hoje, 30 dos 40 km que se mantêm em bom estado estão em Terras de Bouro. São património, classificado como Monumento Nacional, e são um vasto conjunto de marcos miliários. Estão sinalizados na estrada, como está a antiga via.

mais em Terras de Bouro – a Porta do Gerês, Vilarinho da Furna e a incrível Geira!

9. Museu da Olaria, Barcelos

Chego, e percebo que há um acervo composto por mais de 9.500 peças. Peças distribuídas por diferentes exposições, de diferentes dimensões, de diferentes épocas, e peças de diferentes artistas. Vi-as a todas. Quase todas, não as contei. Destaque para: i) a exposição permanente – Olaria Norte de Portugal -. Peças de louça utilitária e decorativa que permitiram uma maravilhosa viagem pelas tradições seculares da olaria do norte do país; e ii) a exposição temporária – O Figurado -. Talvez a mais incrível e mais espetacular de todas. Onde demorei mais tempo. É a partilha de histórias que nascem da criatividade dos barristas e da sua habilidade em modelar o barro.

mais em MUSEU DA OLARIA, BARCELOS – LINDO DE ‘MORRER’!

10. Museu Vista Alegre, Ílhavo

A Vista Alegre é todo um lugar que reúne a fábrica, o museu, vários outros edifícios (casas de apoio, armazéns), um bairro operário com várias tipologias de moradias e outros edifícios, como o teatro, o espaço do refeitório ou a creche. Espaços, que mesmo inativos, mantém-se de pé, continuam vivos para quem os quer visitar. Não é chegar a um espaço, é chegar a uma localidade alinhada, colorida e rica!

Lá dentro a história da fábrica, a evolução estética da produção de porcelana e muuuuita porcelana exposta. Toda uma viagem a quase 200 anos de história contada ao longo de várias salas muito bem iluminadas e apresentadas. Um total de cerca de 30.000 peças, cada uma mais bonita que outra.

mais em Time off Alegre – Visita à Vista Alegre!

Deixe um comentário