Vilarinho de S. Roque é uma aldeia da freguesia de Ribeira de Fráguas, no concelho de Albergaria-a-Velha. É uma aldeia preservada. Aldeia de Portugal! Há muito que encanta por lá. O seu enquadramento natural e a vida rural que mantém é já por si, um cartão de visita. Leve, simples e saudável. Mas há também património para descobrir, entre a antiga escola primária, a capela de São Roque, os moinhos e o açude do rio Fílveda, as casas rurais, os canastros, o lavadouro e as alminhas junto dos caminhos. Fui até lá, num dia fresco, cinzento e chuvoso de inverno.

A visita

Chego, e vejo uma aldeia distribuída em encosta. Encosta acentuada. Encaixada entre a serra do Arestal, o rio Fílveda, e o vale, vi agricultura em socalcos, e uma mancha florestal pontuada por eucaliptos e pinheiros. E água, água a correr por todos os lados. Água da chuva, água de ribeiros, água de fontes e a água do rio. Circulei pelas ruas, acompanhada por locais, pessoas que conhecem, vivem e sentem Vilarinho de S. Roque como a sua casa.

”Sabe, hoje vivem aqui cerca de 90 pessoas, mas ao contrário da década de 80 e 90, os jovens fixam-se e conseguem ficar. Muitas das pessoas que partiram naqueles anos, foram forçadas a fazê-lo porque não-lhes foi permitido construir. Havia demasiadas restrições. Muitas delas não emigraram. Estão em aldeias vizinhas.”

Um dos principais atrativos e identidades da aldeia são os – moinhos de água -. Visitei o núcleo mais antigo, fomos até aos 2 Moinhos do Regatinho. Moinhos desde sempre em atividade. Os seus proprietários foram, e são, várias pessoas. Usam-nos de acordo com uma escala. No entanto, a aldeia sente-se ela própria ‘dona’ dos moinhos. Viveu e ainda vive o sentido de entre-ajuda, e o espírito comunitário. As chaves, estão guardadas, mas ‘acessíveis a todos’. Os locais sabem onde as encontrar. Os locais, e agora, EU!

As ruas da aldeia estão arranjadas e jardinadas. Há, entre várias atividades, oficinas durante o ano, para ajardinar o povoado. Ações e iniciativas levadas a cabo por uma associação que trabalha – por e para – Vilarinho de S. Roque. A AVILAR, Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Aldeia de Vilarinho de São Roque. Se quiser vivenciar uma experiência maravilhosa e pouco comum, – almoçar ou jantar – com uma família local, na sua casa. A que chamam o ‘almoce e jante connosco’, é também com a AVILAR que deve falar. Fi-lo, e adorei. Que caloroso lar, e que saboroso arroz de cabidela. Final feliz!

Deixe um comentário