1. Ermida do Paiva

Entrei lá dentro. Uma igreja de uma só nave. Escura, fria. Um ambiente interno de recolhimento e oração. Muitas esculturas, tanto no interior como no exterior. Espalhadas pelas paredes da igreja e com as representações mais variadas e curiosas. Humanos, animais, carrancas, cordas e outras figuras geométricas carregadas de simbolismo. Tudo a aumentar a beleza e misticismo do templo. Mais, no exterior, estão ainda ruínas do claustro do mosteiro. Onde parei mais tempo. E onde também vi as centenas de símbolos esculpidos nas paredes. Talvez um em cada pedra. Por isso, também lhe chamam o ‘Templo das Siglas’. Muitos significados por descobrir por ali …

mais em CASTRO DAIRE – A ERMIDA DO PAIVA, O MONUMENTO NACIONAL!

2. Miradouro de Castro Daire

Desafogada, concentra campos, serras, montanhas, vales, e a vila. Castro Daire.

A uma altitude de cerca de 500 m, consegui ver e perceber a distribuição da vila. A zona mais antiga, a zona mais recente, a sua expansão, e o território em que está inserida. Várias povoações à volta. Identifiquei algumas Igrejas, identifiquei riachos, estradas de ligação …

Fiquei sentada no banco durante vários minutos. Desfrutei da vista, e escrutinei ao máximo o que vi. Estava segura, com a melhor companhia (a MÃE Natureza), e com a melhor das vistas.

mais em MIRADOURO DE CASTRO DAIRE – TODA UMA VISTA À MINHA ESPERA!

3. Reriz

Chego e percebo que a aldeia é uma, pequena grande, maravilha. Estava calma, os sons eram da natureza. A luz era do Sol! Uns espigueiros, umas casas com pátios e terraços. Espaços, preparados para as atividades agrícolas. Sim, ali, muitas daquelas gentes viveram do campo, do gado. Há provas disso, mas também há provas que o tempo foi ‘andando’. Habitações modernas, casas que foram construídas para passar férias. Para desfrutar da vida. Viver bem. A natureza é a Mãe de Reriz. Ar puro. Vista saudável. Nascentes de água pelas ruas. Água fresca. Pura. Locais a circular a pé nas suas rotinas. E eu, a fotografar e registar. Mas Reriz também está preparada para receber. Há casas de turismo, há alojamento.

mais em RERIZ – SEDE DE CONCELHO, VILA, FREGUESIA, ALDEIA!

Deixe um comentário