É a cerca de 5 km da simpática e acolhedora vila de São João da Pesqueira que podemos encontrar o miradouro de São Salvador do Mundo. Um dos miradouros mais espetaculares, mais procurados, e mais fotografados do DOURO. E não é um miradouro, são vários! No cimo do monte, e a uma altitude a rondar os 500m há todo um espaço natural, e quase virgem, para explorar. São vários cenários, são várias perspectivas e são várias as razões para fotografar. Fui até lá, mais uma vez. Ali,  é ir, ir, …, e voltar a ir!

Visita

Pouca informação existe quanto às suas verdadeiras origens. No entanto, acredita-se que as primeiras ocupações terão sido na Pré-História. A posição estratégica, e privilegiada, a permitir um alcance visual vasto, bem como a proximidade ao rio Douro, fizeram com que fosse fácil a atração e fixação ao local. E andar por lá, é também encontrar alguns dos vestígios mais longínquos. Desde a época dos pré-Romanos à época Medieval.

Mais que monte e miradouro é também um espaço de culto. Fé. O Santuário de São Salvador do Mundo! E são também algumas as obras edificadas associados à religião. Acredita-se ter sido originalmente erguido por Gaspar da Piedade no séc. XVI após a sua peregrinação por Roma e Palestina, de onde trouxe um osso do braço de S. Jerónimo, o qual expunha aos romeiros que até ali se deslocavam…

Andei por lá. Encontrei alguns desses vestígios longínquos. Parei junto a algumas das capelas que se encontram distribuídas pelo monte. E claro está, fotografei a paisagem! De um lado a barragem da Valeira, uma obra que contribuiu de forma determinante para facilitar a navegabilidade naquela zona do rio. Do outro lado, a Ferradosa. O cais. A ponte. Depois, a contornar o monte agreste, e do lado oposto, bem lá em baixo, a majestosa e histórica linha do Douro… Espetacular!

E espetacular é também o programa TIME OFF que organizamos ali bem próximo.

O Time Off Ferradosa DOURO – comboio, caminhada e  barco! 

INFO 918813459/ geral@timeoff.pt

Deixe um comentário