Fui até Castelo Melhor, uma aldeia freguesia da cidade de Vila Nova de Foz Côa. Um encantador time off pelo interior Norte de Portugal.

Visita

Ainda sem chegar à aldeia vê-se um castelo no alto de um monte, e em posição dominante sobre o povoado. É Castelo Melhor! Estão visíveis as muralhas que circulam, e coroam, o cume do monte. Classificado como Imóvel de Interesse Público é um dos principais atrativos da aldeia. Depois, é escolher uma das duas ruas principais que a atravessam e se cruzam junto à Igreja e no largo da antiga escola primária. O coração e o centro de Castelo Melhor.

Marcadamente rural, as suas gentes vivem sobretudo da agricultura – da amêndoa, azeite, vinho fino (do Porto) e de mesa -. As habitações juntam ao estilo rural (paredes em xisto) um estilo mais moderno. Os arruamentos, em calceta portuguesa, mesmo que estreitos, estão preparados para receber.

Num passado longínquo foi vila medieval. Num passado mais recente teve, a passar por lá, a mais bonita linha ferroviária do país, a – Linha do Douro -. Mas mais, tem a particularidade, e privilégio, de estar entre o Rio Douro e o Rio Côa. Ambos património Mundial da UNESCO. Integra também um dos principais núcleos de arte rupestre do Vale do Côa, o Núcleo de arte rupestre da Penascosa. E tem possivelmente um dos miradouros mais bonitos que já alguma vez visitei, Castelo Melhor – miradouro de S.Gabriel, melhor era impossível!

É ir até lá!

Deixe um comentário