Freixo de Espada à Cinta oferece um património paisagístico como poucos municípios no país. No entanto, há também património material. Monumentos. Alguns deles com destaque internacional, e que se ‘misturam’ de forma feliz na paisagem. É o caso do cavalo ou cavalinho (como muitos lhe chamam) de Mazouco. Portanto, foi um time off dois em um. Um roteiro até ao monumento – cavalo – e um roteiro ao miradouro – Colado -. Da vila até Mazouco são cerca de  12 km, entre o monumento e o miradouro há um percurso de 6km.

Cavalo

Foi a primeira estação de arte rupestre paleolítica ao ar livre descoberta em Portugal (1981), e uma das primeiras em toda a Europa. Classificada como Imóvel de Interesse Público, localiza-se num ponto inferior duma encosta xistosa da margem direita do rio Douro. Chegar até lá é fazer um percurso pedestre de poucos metros, mas acentuado, e encontrar claramente desenhado o chamado “Cavalo do Mazouco”. Com cerca de 60 cm de comprimento foi gravado “a contorno”, com técnicas de picotagem e abrasão, o que sugere alguma dinâmica nas patas e algum rigor descritivo. Hoje, forma um conjunto arqueológico importante associado a outros núcleos descobertos: em 1981 a Zona de Domingo Garcia (Segóvia, Espanha); em 1986 a Zona Arqueológica de Siega Verde (Salamanca, Espanha) e em 1992 a Zona Arqueológica do Côa (Vila Nova de Foz Côa, Portugal).

Colado, o miradouro

Que maravilhosa paragem. Localizado à entrada ou saída da aldeia de Mazouco é um dos mais encantadores miradouros do concelho. Leva-nos o olhar até ao rio Douro, que corre em baixo calmo e sereno, mas também ao povoado que pinta de cor um vale extenso que se vai curvando lentamente. São várias habitações que parecem empilhadas umas nas outras. São pequenos arruamentos a cruzarem-se entre si. São as cores da natureza, são os sons, é a água, é a terra, é o céu a convidarem-nos a ficar por ali a contemplar uma paisagem a que o Homem, há vários milhares de anos, não passou indiferente. E felizes são os Homens que que ali passam e podem desfrutar do que o Colado oferece…

 

Deixe um comentário